top of page

MANTRAS

A música é dança da harmonia entre o som e o silêncio. A dança é a música da harmonia entre o corpo e o espaço.

António Botêlho Focinheira

Todos nós Somos Músicos?

Entrevista Marcelo Petraglia parte 11

Oficina Formas Vibratórias - Marcelo Petraglia - Artmanhas do Som

Dr. Masaru Emoto | A Mensagem da Água

Música em 432 hertz Favorecendo a Meditação, Estudo e Relaxamento

432Hz | Healing Music | Derived from Cosmos | 8 HOURS

Kirtan

http://tantrayogamoverjuntos.blogspot.com.br/p/kirtan.html


Kirtan é o canto e dança de um mantra ou canções espirituais.

 

O kirtan cantado com o mantra universal BABA NAM KEVALAM tem um significado muito profundo.

 

Baba, no idioma sânscrito quer dizer " o mais querido"

Nam significa "nome"

Kevalam significa "somente"

 

"Somente o nome do mais querido"

A ideação deste mantra é: Em todo lugar, em tudo que eu sinto, ouço, saboreio e cheiro, percebo a Consciência Suprema (Deus). O amor está em tudo, pois tudo é expressão da Consciência Suprema, cósmica e infinita.

 

Alguns benefícios da prática do Kirtan:

 

-Prepara a mente para a meditação

-Libera a mente dos pensamentos negativos

-Traz paz interior

-Esclarece as complexidades da mente intelectual e torna mais fácil -encontrar a solução para os problemas.

 

 MISTICISMO DO SOM E DA MÚSICA

(Hazrat Inayat Khan)

 

Hafiz, o nosso grande e maravilhoso poeta da Pérsia, diz: “Muitos dizem que a vida entrou no corpo humano com o auxilio da música, mas a verdade é que a própria vida é música”. Eu gostaria de lhes contar o que o fez dizer isso. Existe uma lenda no oriente que conta que Deus fez uma estátua de barro segundo Sua própria imagem, e pediu que a alma entrasse  nela. Porém a alma recusou-se a entrar nessa prisão, pois sua natureza era voar por toda parte, livremente, e não ficar limitada e restrita a qualquer tipo de cativeiro. A alma não queria nem um pouco entrar nessa prisão. Então Deus pediu aos anjos para que tocassem sua música, e enquanto os anjos tocavam, a alma foi tomada por Êxtase. Através desse êxtase – de modo a fazer com que essa musica se tornasse mais clara para si mesma, ela entrou no corpo de barro.  

 

O que nos faz sentir atraídos à musica é que nosso ser inteiro é música: nossa mente, nosso corpo, a natureza na qual vivemos, tudo aquilo que está sob nós e ao nosso redor – tudo é musica. Aquilo que nos atrai quanto a estar próximo da natureza é sua música, e sua música é mais perfeita do que aquela produzida pela arte humana. Essa música nos dá a exaltação de andar pelos bosques, de olhar para o verde, de ficar próximo de um riacho que tem seu próprio ritmo, seu tom e sua harmonia. O balançar dos galhos na floresta, o quebrar das ondas – tudo isso tem sua musica. Dizemos, “Ah, como eu gosto da natureza”... Mas o que é que a natureza tem que realmente desfrutamos? É sua música. Algo em nós foi tocado pelo movimento rítmico dela, pela sua perfeita harmonia que tão raramente é encontrada nesta nossa vida tão artificial. E é essa sua música que nos eleva e nos faz sentir que é na natureza que encontramos o nosso verdadeiro templo, nossa verdadeira religião.        

 

O grande equivoco desta era atual é que o nível de atividade aumentou tanto no nosso dia a dia que restou apenas  uma margem muito estreita para repouso. Repousr, ficar sereno, é o segredo de toda a contemplação e meditação, o segredo de se afinar com aquele aspecto da vida que é a essência de tudo. Quando não se está habituado a ficar tranqüilo, não se sabe o que está por trás do próprio ser. Para experimentarmos essa condição primeiro precisamos preparar nosso corpo, e também nossa mente, purificando ambos. E sutilizando  assim o nosso ser, seremos capazes de sintonizar nossa alma com o Ser Supremo. Aquele que se sintoniza não apenas com o mundo externo, mas também com sua realidade interna, com a essência de todas as coisas, obtém uma compreensão direta do âmago do Ser Supremo. (Hazrat Inayat Khan)

KIIRTAN DISPERSA CALAMINADES

(Bába, Calcutá, 1982)

 

Ontem eu dizia que kiirtan é um valioso auxilio na prática espiritual (sádhana) para acelerar a velocidade do progresso humano em direção à Consciência Suprema. Porém kiirtan não auxilia apenas no domínio da espiritualidade, mas também em todas as esferas da vida, afastando tanto os problemas físicos quanto as adversidades. Kiirtan supera todas as dificuldades terrenas, tornando a pessoa vitorioso.

 

E como isso acontece? Durante todo tempo em que o kiirtan é cantado, a energia coletiva de tantas pessoas, de tantos devotos reunidos, funciona em conjunto. Mas mais do que isso, suas energias psíquicas coletivas estão fluindo no mesmo canal sob inspiração da Entidade infinita. Tantas mentes amadas pelo Ser Supremo, tantas mentes que estão sendo guiadas por essa Entidade Supra-Celestial. Portanto, no local do kiirtan não apenas haverá uma enorme concentração de energia física, como também de energia psíquica, que removerá as misérias coletivas acumuladas deste mundo material, formado pelos cinco fatores fundamentais.

 

Mais ainda, essas pessoas fazendo kiirtan são os devotos da Consciência Suprema, e elas á colocaram um trono para Ela em sues corações. Portanto, quando há kiirtan, o Ser Supremo vem imediatamente se sentar no trono dos seus corações. O assento divino, o centro universal da Consciência infinita mudou-se para lá. Esse local se torna a capital da Consciência Suprema.

 

Deste modo, as mentes unidas pela inspiração que recebem do Ser Supremo tornam-se irresistivelmente poderosas. Nenhum obstáculo terreno pode se interpor diante de sua tremenda força espiritual. Por conseguinte, entoar kiirtan não ajda apenas na pratica espiritual (sádhana), mas também remove dificuldades terrenas.

 

As aflições físicas deste mundo material são causadas em parte plea natureza e em parte pelos próprios seres humanos. Quaisquer que possam ser as misérias físicas – naturais ou causadas pelos seres humanos – se as pessoas coletivamente entoarem kiirtan, as calamidades serão dispersadas. Em caso de calamidades naturais, como enchentes, fome, seca, epidemia ou calamidades causadas pelo ser humano, tais como miséria e torturas – se kiirtan for cantado com o máximo de sinceridade, isso trará rapidamente um alívio imeidato.

 

Além disso, a prática do kiirtan afasta as aflições psíquicas coletivas -  tanto aquelas que já existem como aquelas que ainda ao chegaram, e sobre as quais temos premonições sobre sua iminente chegada. Se kiirtan for feito com suficiente antecedência, esses problemas iminentes tendem a se dissipar. E por que eles se dissipam? Eles se dispersam não apenas devido a força mental coletiva de tantas pessoas, mas também devido à força mental coletiva de tantas pessoas se movendo com tremenda velocidade sob a inspiração da Consciência Suprema.  

 

No local onde se canta kiirtan, não apenas as próprias pessoas que estão fazendo kiirtan serão beneficiadas, mas também serão beneficiadas aquelas que não estão participando – e mesmo aquelas que não estão participando e nem gostam disso. Aquelas que escutam sinceramente o canto de kiirtan serão beneficiadas e mesmo aquelas que simplesmente ouvem inadvertidamente, sem nenhum respeito, também serão beneficiadas.

 

É por isso que eu digo que é imperativo para cada pessoa inteligente, para cada pessoa esclarecida, para cada pessoa esperta, que ela faça kiirtan sempre, sem nenhuma consideração de tempo, lugar ou pessoa. E aquelas pessoas que fazem kiirtan devem sempre se lembrar que as mãos da Consciência Suprema cedendo sua benção sempre estará com elas. (Bába, Calcutá, 1982)

bottom of page