top of page

Saúde Integral - Corpo, Mente, Consciência 

Alimentação

"Cuide bem do seu corpo. Ele é o único lugar que você tem para viver."

Por Luiza Franco

http://luizafranco.com.br/um-resumo-da-vida/

"Para que o corpo esteja com saúde, é preciso que a mente esteja alegre e em harmonia."
Andrea Taiyoo

 

A concepção da verdadeira saúde é o conjunto do corpo com o espírito em perfeita harmonia.
Valdeci Alves Nogueira
 

INTRODUÇÃO

 

Para manter nosso corpo em perfeita ordem temos que ter uma alimentação equilibrada. A frase somos o que comemos, nunca teve tanto em evidência. É com ela que vamos manter o instrumental em ordem, tanto o corpo quanto o espirito. Atualmente temos todas as informações disponíveis para ter a alimentação mais saudável, basta buscar. Mas também temos que pensar que nossa alimentação reflete diretamente na conservação do nosso planeta. Pense como seu alimento é produzido, de onde vem, quais os recursos naturais necessitam ser devastado para sua produção. Qual o sacríficio gerado para produzir um quilo de alimento... Para viver em harmonia o planeta busca seu perfeito equilíbrio. Da mesma forma acontece em nosso corpo. Devemos buscar o equilíbrio através de hábitos saudáveis, com as práticas diárias de yoga, meditação, espiritualidade, atividade física, serviço voluntário, dentre outros. O Tantra Yôga é um conhecimento mais prático que teórico.

QUANDO NÃO HÁ HARMONIA NO CORPO E MENTE. 

OS MONSTROS QUE CARREGAMOS: REFLEXÕES ACERCA DA DEPRESSÃO

PUBLICADO EM SOCIEDADE POR RAQUEL AVOLIO

 

"A depressão é vista como um dos principais males da modernidade, mas a doença está presente ao longo da história como uma das mais frequentes formas de desequilíbrio em seres humanos. Aventure-se em uma breve análise intimista do monstro conhecido por matar lentamente, e com requintes de crueldade..."

http://obviousmag.org/raquel_avolio/2015/os-monstros-que-carregamos-reflexoes-acerca-da-depressao.html

 

Com esse vazio existencial, vem a primeira crise, bate aquele desânimo, a pessoa ainda não se deu conta, então vem a segunda crise, mas o individuo está totalmente perdido de seu ser e seus sentimentos... imerso no mundo frenético e voraz... então vem a terceira crise... a partir daqui ele só vai sair com ajuda profissional... vem a doença que assola milhões no mundo todo... a falta de esperança no amanhã, de acreditar na vida... Mas é só um desafio que lhe foi colocado... procure toda a a juda possível e imaginável e... jamais tenha vergonha de procurar um tratamento médico... vá em frente e segue seu caminho vitorioso... mude sua frequencia e vibração para o AMOR...

ATIVIDADES PARA EQUILIBRAR O CORPO, MENTE E ESPÍRITO

A PRÁTICA MILENAR DE YÔGA 

Hatha–yoga - Jayadvaita Das (*)

A palavra Yoga deriva da raiz sânscrita yuj e significa ‘conectar’, ‘unir’ ou ‘juntar’. Daí, resquícios fonéticos na Língua Portuguesa deram origem às palavras 'conjugar', 'conjugue'. Com este conceito, entende-se que Yoga é o processo que conduz à compreensão da verdadeira essência e identidade. Em outras palavras, conectar ou unir a consciência individual externa à consciência individual original. http://www.culturavedica.com.br/yoga.htm

Pranayama - Jayadvaita Das*(*)

Mais que respiração, pranayama consiste em técnicas de controle do ar vital com a finalidade de satisfazer o Supremo e desenvolver autocontrole. O mundo molda maneiras de pensar e agir que se refletem na consciência, porém, a prática regulada de controle do ar vital ajuda a direcionar vida e energia.

http://www.culturavedica.com.br/Page1470.htm

Tantra Yoga

 

O Tantra Yoga é uma ciência holística do ser humano, da sociedade humana e do universo. Foi sistematizado como uma ciência há cerca de 7 mil anos, a qual posteriormente foi sendo adaptada, atualizada e expandida conforme as demandas do desenvolvimento da sociedade humana e da estrutura física e mental dos seres humanos....

Práticas e Filosofia do Tantra...

http://tantrayogamoverjuntos.blogspot.com.br/p/tantra-yoga.html

A PRÁTICA DIÁRIA DA MEDITAÇÃO

Oito Anga como método de meditação

 

  •  Luz da Serra

 

Os Oito Angas ou Passos de Patanjali, Ashtanga Yoga, são bem conhecidos como um aspecto importante da filosofia do Yoga. Estes Oito Passos fazem parte dos Yoga Sutras de Patanjali que contém 195 aforismos, sintetizando a visão, a prática e o resultado do Yoga, assim como as experiências e obstáculos que podem ser encontrados ao longo do caminho. 

Os oito angas são:

 

1. Yamas - os valores fundamentais;

 

2. Niyamas - recomendações de conduta para a prática e vida diária; 

 

3. Asana - permanência em uma postura estável e confortável, de forma natural e sem esforço, na prática da meditação, nos asanas e na vida diária; 

 

4. Pranayama - a expansão e canalização da energia primordial do nosso ser, chamada prana, tendo na respiração seu principal veículo; 

 

5. Pratyahara - a internalização dos sentidos; 

 

6. Dharana - a concentração contínua sobre um foco específico que uma vez investigado revela o Todo; 

 

7. Dhyana - a meditação. O alinhamento natural e espontâneo do corpo, respiração, mente e espírito;

 

8. Samadhi - o estado final de meditação em que o medi-tador se dissolve totalmente dentro da experiência da meditação, um estado de Pura Consciência. 

Os Oito Angas também podem ser utilizados como um método poderoso de meditação, iniciando-se no primeiro passo e seguindo até o último. A meditação se completa, na volta para o primeiro passo. Para experimentar este método, leia este roteiro para si mesmo ou peça que alguém o leia para você:

Sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, deixando a respiração fluir livremente. 

http://www.luzdaserra.com.br/os-oito-angas-como-metodo-de-meditacao-16

A TÉCNICA DE FELDENKRAIS 

 

Essa técnica foi desenvolvida por Moshé Feldenkrais (1904-1984), físico, engenheiro, desportista e mestre de Judô. Nascido na Rússia, Moshé fez doutorado na Universidade de Sourbonne em Paris e acredita-se que após ter sofrido uma grave lesão corporal ele começou a desenvolver sua técnica, aprofundou-se nos estudos de biomecânica, psicologia entre outros. Sua obra publicada foi o livro Body and Mature Behavior (1949) e a partir disso passou a ser procurado por pessoas com dificuldades psíquicas e motoras.

 

Feldenkrais é uma técnica somática que tem como objetivo alcançar um corpo equilibrado e saudável. Em seu estudo ele se baseou no desenvolvimento infantil do sistema neuro-muscular e sensório-motor e assim como as outras técnicas somáticas, colocou o movimento como forma de investigação e auto-conhecimento.

Em sua técnica são utilizados movimentos que ajudam no desenvolvimento da autoconsciência e no reconhecimento da influência dos nossos hábitos na qualidade de vida. É importante deixar claro que essa técnica não é invasiva, não permite correções e julgamentos, apenas abre um campo de experimentação para seus praticantes, assim como as outras diversas técnicas somáticas.

http://www.wikidanca.net/wiki/index.php/T%C3%A9cnica_Feldenkrais

A PRÁTICA DA BIODANÇA 

 

Biodança, o que é?

 

Biodança, ou dança da vida, tem por objectivo estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, mas também permitir uma fuga à rotina quotidiana, de forma divertida e equilibrada.

A prática de biodança vai assim além do conceito de movimentar-se e trabalha a evolução do indivíduo, desenvolvendo o seu lado emocional, além do aspecto físico. Serve como pausa no seu quotidiano e como momento para respirar e desligar-se da ansiedade do dia-a-dia, voltando o olhar para o próprio corpo, mente e emoção.

De acordo com os especialistas, esta prática está dividida em cinco linhas de vivência e expressa-se na:

• Vitalidade: é a base da identidade. Liga-se ao instinto de conservação, à vontade de viver, à coragem de realizar coisas, à saúde em geral.

• Sexualidade: preservação da espécie; capacidade de sentir prazer em viver, em ter contacto e comunicar com vontades e desejos.

• Criatividade: liga-se à auto-expressão da singularidade de cada pessoa como um ser único, com uma forma própria de pensar, agir, sentir e relacionar-se de maneira livre e autónoma.

• Afectividade: capacidade de amar a vida, a natureza, a si, as pessoas… Com toques que inspiram a capacidade de confiar, abandonar-se, proteger, cuidar, solidarizar-se…

 Transcendência: sentido místico de ligação com o todo; a capacidade de sentir-se único e, ao mesmo tempo, parte de algo maior… sentir-se dentro do universo e tê-lo dentro de si.

Abrandando as tensões guardadas no corpo, a prática tem a intenção de expressar essas energias em busca da qualidade de vida, da saúde do corpo e da mente por meio de exercícios relaxantes.

Cada vez mais, temos necessidade de relaxar e sentirmo-nos bem. A biodança tem uma dinâmica crescente e não tem restrições. Contudo, é importante que as pessoas que tenham restrições corporais sejam acompanhadas por um médico, mas quando bem ministrada, torna-se algo saudável, até mesmo para idosos e crianças.

http://pelanatureza.pt/saude-e-bem-estar/ecoinfo/biodanca

” E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.”

Friedrich Nietzsche.

A NOVA CIÊNCIA - A Psicoacústica

A nova ciência do século 21.Veja mais detalhes na página som

Somos Todos Criatura de Sons.

AYURVEDA

 

A MEDICINA AYURVEDICA OU AYURVEDA

Por Aderson Moreira da Rocha. Em Medicina Ayurvédica, Princípios Básicos do Ayurveda

 

 A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus ou vida e veda ou conhecimento. O Caraka Samhita (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica, defini ayus da seguinte forma:

 

“O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” ( Caraka Samhita, trad. Dash e Sharma, 2007: vol I, p 25)

 

Segundo esta definição Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita ( escola de clínica médica) , Susruta Samhita ( escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam ( coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvedica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.

http://editor.wix.com/html/editor/web/renderer/edit/7525ff29-c59b-49b8-9ed6-e587fbf23f6f?metaSiteId=c6baca81-4512-46d8-9e73-3628816d1484&editorSessionId=2AB2487F-234A-4246-8C58-1A6A7F2B1F37

bottom of page