
M e d i t a ç ã o


O SOM DO SILÊNCIO
Texto: Avadhútika Ánandamitra Ácarya
"Assim, esta é a meta de nossa jornada: transcender, um a um, os níveis mais densos da existência até alcançarmos o Estado Supremo, estado em que a mente deixa de existir, e o Eu brilha no esplendor infinito.
Esse grau sublime de realização está além da razão, além do pensamento e além da própria mente. Como, então, pode ser descrito? Aqui o Guru é mudo e o discípulo é surdo. quando um discípulo perguntou a Buda: "A Consciência suprema existe?", ele permaneceu em silêncio. Em seguida, o discípulo perguntou: "Então, a Conscieência Suprema não existe?" Mais uma vez bua permaneceu em silêncio.
Os sábios dizem que aqueles que alcançam ess estado de consciência infinita comparam-se a pessoas que vêem um muro alto e ficam curiosas para saber o que há do outro lado. Uma delas, com muito esforço, escala o muro até o topo, olha para o outro lado e grita com admiração e alegria, "Oh! Oh!" De repente, pula para o outro lado do muro e desaparece. Os outros se entreolham intrigados e gritam: " O que há aí?" Mas nada ouvem. Um deles faz, então, a difícil escalada e, da mesma forma, maravilha-se; gritando de alegria e desaparecendo do outro lado, Assim, um a um, todos escalam o muro e desaparcem em êxtase.
Ninguém pode explicar a felicidade que é transcender e realizar o Eu. Isto tem de ser experimentado pela própria pessoa." (Meditação e os Segredos da Mente - Avadhútika Ánandamitra Ácarya)
DICAS DE MEDITAÇÃO
A ciência milenar de Tantra é 95% prática e apenas 5% teoria. Isso quer dizer que, para nós, aspirantes espirituais, a realização intuitiva direta que alcançamos através da nossa meditação sistemática é muito mais relevante em nossas vidas do que o mero aprendizado intelectual. A seguir então algumas sugestões para que você tenha êxito na sua meditação.
1. Antes de meditar, seu corpo, sua boca e seu estômago devem estar limpos. quando você meditar imediatamente após ter tomado um banho, seu corpo se sentirá completamente refrescado. A ingestão de alimentos pesados ou impróprios poderá resultar em consistipação ou indigestão, que lhe deixarão sonolento quando você meditar.
2. Sente-se para meditar numa manta de meditação, cuja finalidade é isolar o seu corpo do chão. Uma manta de lã preta é um bom isolante das correntes elétricas da terra.
3. Crie um lugar onde você possa meditar regularmente. Meditação nesse lugar diariamente, de preferência nas mesmas faixas de horário, irá favorecer a criação de uma vibração tal que, pelo fato de você simplesmente sentar-se ali já irá elevar a sua mente.
4. Procure sempre sentar-se com a coluna bem reta. Somente quando a espinha estiver completamente ereta é que ela permitirá o livre fluxo da energia espiritual. Portanto, mantendo-se a cabeça elevada, e sentando-se ereto, fará com que sua mente fique completamente serena, alerta e desperta.
5. Respire lenta e profundamente. O controle da respiração é a chave para controlar o prana (energia vital do corpo), e o controle do prna é a chave para controlar a mente. Porém, não force nada nem prenda o seu fôlego, mas permita que sua respiração se torne naturalmente mais lenta e profunda. Isso proporcionará à sua mente uma capacidade de concentração bem maior.
6. Medite sempre por alguns minutos antes de dormir. Isso tornará seu sono muito mais profundo e restaurador.
7. Leia trechos de livros espirituais, de preferência de manhã cedo, para que você possa cultivar na sua mente sentimentos elevados ao longo do dia.
8. Repita o seu mantra pessoal ao longo do dia tanto quanto possível, especialmente nas suas horas vagas. O ato de repetir seu mantra com os olhos abertos chama-se ardha ishvara-pranidhana, que sginifica "meia meditação". Essa prática lhe proporcionará uma meditação mais profunda quando você realmente se sentar para meditar. Tenha sempre em mente que ninguém, a não ser você mesmo, pode desperdiçar o seu tempo. Portanto, em qualquer situação em que sua mente não precise estar diretamente envolvida, ou quando estiver aguardando por algo, você sempre poderá engajá-la na repeticação do seu mantra pessoal, utilizando assim plenamente esse tempo para o seu progresso espiritual.
9. Cante Kiirtan (Baba Nam Kevalam) em voz alta, acompanhado da dança lalita, diariamente. Quando cantamos e dançamos kiirtan antes da nossa mediação, todos os nossos órgão sensoriais e motores ficam estimulados com as vibrações espirituais do mantra universal Baba Nam Kevalam; "Tudo é Amor".
10. Participe semanalmente da meditação coletiva. Não importa o quão avançado espiritualmente você seja, a vibração gerada pela meditação coletiva lhe auxiliará a superar suas dificuldades em concentrar-se.
11. Mantenha uma dieta vegetariana balanceada. Uma vez que a comida que ingerimos é biológica e quimicamente transformada para criar cada célula do nosso corpo, uma dieta vegetariana pura e balanceada é muito importante para manter a mente igualmente pura.
12. Faça ásanas (posturas de ioga) diariamente. Essa prática diária é essencial para manter as glandulas saudáveis e suas respectivas secreções hormonais equilibradas. Essas posturas também são fundamentais para tonificar os músculos que são exigidos quando nós sentamos imóvies, com a coluna ereta, por períodos mais longos de tempo.
13. Pratique as danças kaoshiki e tandava diariamente. São dnças fisico-psíco-espirituais, o que quer dizer que elas foram criadas para desenvolverem não apenas o corpo físico, mas também a mente e o sentimento espiritual. "Ao se dançar kaoshiki, a pessoa procura estabelecer uma ligação entre o microcosmo e o macrocosmo. Kashikii mobiliza as camadas mais profundas de nossas mentes. Dançar Kaoshikii é como desabrochar o seu mais íntimo ser" (P.R. Sarkar).
14. Cante o mantra do Guru Puja após a meditação. A postura física recomendada para se cantar o Guru Puja (ajoelhado, com os pés apoiados nos artelhos e com as mãos em concha a frente do coração), assim como a prática de se oferecer sua mente (simbolizada por uma flor) a Deus, lhe ajudará na entrega ao Supremo e a atingir a meta de auto-realização.
15. Busque o silêncio. Você quer ouvir a Deus? Então fique quieto e escute. Você o ouvirá nos sons tranquilos da natureza - no vento, nos rios, no canto dos pássaros. E você o ouvirá mais profundamente quando estiver só, na meditação silenciosa.


